Conjunto Itatiunga recebe projeto ‘Moradia Urbana com Tecnologia Social’

Conjunto Itatiunga, Patos-Pb  (Foto: Jozivan Antero)
Idealizado pela Fundação Banco do Brasil, o projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social tem o intuito de promover a interação dos moradores de uma comunidade, identificando os problemas que ela possui e implantando uma tecnologia que amenize tais dificuldades.

Na cidade de Patos, Paraíba, o projeto tem vínculo com a Ação Social Diocesana de Patos e com a Caritas Regional, uma entidade que trabalha na defesa dos direitos humanos. O bairro escolhido foi o Conjunto Itatiunga, onde serão elaboradas duas etapas, a começar com uma pesquisa domiciliar com o objetivo de promover um levantamento dos problemas existentes na comunidade, na visão dos moradores dispostos a participarem do projeto.

A segunda etapa é a execução da tecnologia social proposta, dentre as quatro opções estão: biblioteca comunitária, oficinas de reciclagem, capacitações de compostagem e horta comunitária. Após a assembleia com os moradores, apenas uma será escolhida e desenvolvida na comunidade.

A educadora social Pastora Marques explica que os professores serão técnicos da ação social diocesana e do Caritas Regional. Após o primeiro treinamento, facilitadores da comunidade serão escolhidos para continuarem com o projeto, repassando para mais moradores.

Já a moradora Flaviana Guedes conclui sobre a importância da implantação do projeto no conjunto, “moro no Itatiunga desde que o conjunto foi entregue, e este projeto tem a proposta de melhorar nossa convivência. A iniciativa fortalecerá o nosso relacionamento e ajudará também nas questões financeiras, já que com os cursos poderemos pôr em prática a atividade de forma comercial, garantindo uma renda extra”, explicou ela. 

Veja vídeo: 


Comentários